Concurso Cultural deixa Asas de Anjos grafitadas nas paredes do Univag
Concurso Cultural do Univag Centro Universitário, ‘Anjos na Terra’ realizou na tarde desta quinta-feira (26) a entrega oficial das pinturas. O Concurso Cultural selecionou nove pares de asas em formato de anjos, que foram grafitadas nos blocos A, B, C e D, Clínica Integrada, Nova Ala da Clínica, Unidade Médica Univag no hospital Santa Casa de Misericórdia, Complexo das Engenharias e Biblioteca. As pinturas nas paredes foram grafitadas pelo artista Babu 78, que fez questão de fazer um desenho em homenagem a iniciativa do Univag, grafitando um par de asas no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ). Em uma singela homenagem os vencedores do concurso receberam um troféu pela participação. Os colaboradores que estiveram à frente do projeto também foram homenageados.
O concurso cultural realizado no início do semestre movimentou o campus Univag. São Pinturas que convidam as pessoas a interagir com um par de asas de anjos abertas, onde as pessoas ficam entre as duas asas, como se fossem anjos. O Concurso Cultural foi uma forma de homenagear alunos, professores, coordenadores e técnico-administrativos por todo empenho frente às ações de responsabilidade socioambiental realizadas pelo Univag.
“Na porta da minha universidade tinha uma asa de anjo pintada, eu olhava e dizia ‘Lembra o meu pai, eu o chamo de anjo aqui na terra, por ter salvo a minha vida duas vezes quando criança”. Eu sempre quis fazer uma homenagem a ele, a ideia era fazer uma pintura no Univag com formato de asa de anjo. Então pensei no Univag Social, que realiza diversas ações em prol da comunidade com a ajuda de voluntários, que são anjos na terra que fazem o bem de coração. Foi ai que nasceu a ideia de fazer o concurso em homenagem a todos os anjos do Univag Social, e nada mais justo que todos participassem com seus desenhos”, conta o Diretor Geral do Univag e idealizador do projeto Anjos na Terra Univag, Marcelo Medeiros.
O concurso recebeu centenas de desenhos de alunos, colaboradores e egressos. Passados por uma comissão julgadora, 20 deles foram selecionados e participaram de uma exposição com votação para a escolha das asas para cada bloco.
O resultado selecionou nove asas que estão chamando a atenção de quem passa pelo campus Univag. A acadêmica de Publicidade e Propaganda, Déborah Corte, de 19 anos, tem paixão por desenhos desde sua infância. Incentivada pelos professores e coordenadores, a estudante decidiu participar do concurso. Deborah se inspirou nas árvores para produzir as asas.
“Eu cresci em um sítio e em minha volta só tinha natureza, que é uma paixão. Como o tema era ‘dê asas a sua imaginação’ eu quis passar uma mensagem, dando asas à imaginação, mas com o pé na terra. Então o desenho surgiu no formato de árvore que vai crescendo para o céu com as raízes na terra, deixando o recado que antes de tudo precisamos da natureza para sobreviver”. conta Deborah, que parabenizou o Univag pela iniciativa. “Esse concurso é algo diferente, você representado na parede, é aconchegante, como se o Univag nos acolhesse em casa. Estou muito feliz com a oportunidade. É uma honra fazer parte da história do Univag”.
As ações sociais realizadas pelo Univag Social foram à inspiração da acadêmica de Engenharia Civil, Lowrrayny Franchesca, que também quis homenagear a todos que participam das ações. “É difícil ver as pessoas preocupadas com o próximo, mas aqui no Univag é diferente. A instituição ajuda muitas pessoas, há muitos projetos sociais que envolvem todos os cursos, várias iniciativas em favor do próximo e eu me inspirei nisso. O formato das asas foi inspirado em um personagem de uma série, o Anjo Castiel. O azul que é cor predominante do Univag, e as pessoas se abraçando para homenagear o Univag Social”, enfatizou a acadêmica.
A colaboradora do departamento Cerimonial, Kewry Moira Teles, participou do concurso e foi uma das vencedoras. Sua asa foi pintada no bloco A, local onde trabalha. Inspirada no Pantanal mato-grossense, Kewry valorizou as origens regionais. “As asas de anjos remetem à proteção divina, e eu quis mostrar que esta proteção não é só para os humanos, mas também para a natureza e os animais. O tema regional é um traço muito forte que nós mato-grossenses temos e que se destaca em todos os sentidos. Eu fiquei muito feliz pelo incentivo que recebi para participar e por ter sido uma das vencedoras. Eu, que estudei no Univag e trabalho aqui, acredito que esse concurso mostra que a instituição quer saber o que os colaboradores e estudantes pensam e desejam. A votação foi democrática e aberta ao público e, assim, escolheu aquela que agradou a todos”, conta Kewry.
O concurso chegou aos egressos Univag, que fizeram questão de participar. Formado em Publicidade e Propaganda em 2012, Fernando Augusto Nunes ficou sabendo do projeto Anjos na Terra através das redes sociais do Univag. “Quando vi nas redes sociais, achei bem legal a instituição manter a porta aberta para o contato com egressos. Ver que ela continua fazendo parte de novas experiências na nossa vida. E ações como esse concurso, nos permitem trabalhar um lado social e ao mesmo tempo lúdico do universo universitário. Afinal, a correria do dia a dia deixa tudo mais cinza e, dessa forma, podemos parar e pensar no que cada traço dessas asas pode significar. No meu caso, utilizei os traços para dizer mesmo que ‘a imaginação’ pode ser as asas para o carinho de propagar o bem” conta Fernando.
“ O projeto foi uma maneira de homenagar o ‘Univag Social’, e seus voluntários, somos a maior instituição de ensino que oferece serviços gratuitos á comunidade e chegamos a esse patamar graças aos voluntários que fazem o bem ao próximo de coração”, destaca o Diretor Geral do Univag e idealizador do projeto Anjos na Terra Univag, Marcelo Medeiros.
Autor: Márcia Tomaz
Fonte: Assessoria de imprensa