Juntos pelo bem

Atletas PCD's do Univag são destaque em campeonato nacional

O Univag Centro Universitário mais uma vez foi destaque no incentivo a inclusão social e a prática de esportes para Pessoas com Deficiência. A instituição foi representada por três atletas/colaboradores na Copa Loterias da Caixa, disputando a modalidade Goalball feminino. Os jogos aconteceram em Brasília, entre os dias 06 e 11 de novembro e a equipe conquistou o 2° lugar no campeonato nacional.

O Univag possui um Programa Institucional de Acessibilidade, que é uma das grandes iniciativas da instituição no que se refere à conscientização da sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos, promoção dos direitos humanos, reflexões sobre os diversos tipos de deficiência, celebração das conquistas das pessoas com deficiência e inclusão de todas as pessoas na sociedade. A instituição acredita na importância da inclusão social bem como na prática de esportes das Pessoas com Deficiência.

As atletas Isis Paes Lemos, Claudia Paulo Amorim e Crislaine Maura, colaboradoras do Univag, formaram o time Goalball feminino e deram show durante na Copa Loterias da Caixa. Claudia foi a artilheira do campeonato, marcando 26 gols. Já Isis chamou a atenção da equipe da seleção brasileira que estava presente.

“Viemos com uma boa bagagem desse campeonato. Uma artilheira e uma pré-convocada para a Seleção Brasileira de Goalball feminino”, comenta a técnica da equipe, Profª Nagila Edvieira Zombonato.

A instituição favorece que os atletas vinculados realizem seus treinos para desenvolvimento das modalidades esportivas, provendo equipamentos, suportes e incentivos. Para a instituição é um orgulho ter em seu quadro de colaboradores atletas deficientes visuais de alto rendimento, sendo constantemente convocados pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) a participarem de campeonatos.

O Goalball é uma modalidade esportiva praticada exclusivamente por atletas que apresentam deficiência visual.  Cada equipe insere três jogadores em quadra e mantém outros três no banco. Todo mundo vendado. Em cada extremidade existe um gol com a mesma largura da quadra. O objetivo dos jogadores é lançar bolas para dentro da rede oposta. Dentro de cada bola existe um guiso para que os jogadores localizem o objeto pelo som.

 

Autor: Márcia Tomaz 
Fonte: Assessoria Univag

Compartilhe esta notícia: